Buscar por:  


Sistema Semáforo

O Sistema Semáforo foi desenvolvido pela ABIMAQ como ferramenta de acompanhamento das importações brasileiras de máquinas e equipamentos. Ele foi criado para facilitar o monitoramento, por parte dos associados, das importações dos seus produtos, permitindo assim identificar indícios de práticas desleais ou ilegais de comércio internacional.

No Semáforo é possível encontrar, para cada NCM do setor, dados mês a mês de quantidade, preço e preço/quilo das importações vindas de todos os países com os quais o Brasil mantém relações comerciais, além de se poder comparar as informações de um ou dois países com as de todo o mundo.

O Sistema Semáforo divide os produtos em três grupos, de acordo com a necessidade de tomada de ações específicas, e o período analisado vai de 2004 até o mês imediatamente anterior ao da pesquisa. Há a categoria verde, onde estão aqueles produtos (NCMs – Nomenclatura Comum do Mercosul) que não apresentaram problemas em relação às importações. Na amarela são apresentados produtos que sinalizam um início de importação, o que significa atenção. Já a vermelha abriga itens com indícios de irregularidade nas importações.

A fonte dos dados do Sistema Semáforo é o AliceWeb, da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Para acessar o Sistema Semáforo, clique aqui.

Paramais informações, entre em contato com:

Divisão de Mercado Externo
Fone: (11) 5582-6410
Fax: (11) 5582-6348
E-mail: 
consultas@abimaq.org.br